Estão sempre comigo

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

BLOCAGEM - Croche e Trico ....

O que é ... Como fazer ...??!!!

Oi Pessoal, hoje to aqui como uma humilde aprendiz... 
Faço trico há 20 anos, desde menina, e todos os dias aprendo uma coisa nova.
Agora minha mais nova paixão são os Xales .... Iniciei um, mas por falta de tempo deixei de lado, ai iniciei outro.. que disse pra mim mesma ESSE EU TERMINO...rrss, e terminei ... Foi o Semele que já publiquei aqui... Agora iniciei outro.. que logo vou terminar também.... 
Mas nessa caminhada muitas duvidas me vem à cabeça .... E fui atras de informação pra ver o que eram determinados termos que usamos no trico... 
Aos poucos vou aprendendo a identificar receitas com legendas em Ingles, lendo graficos, pois as receitas escritas eu ja lia...
Então usando nosso fiel amigo Google fui buscar o que era Blocagem  e trago pra voces algumas informações que aprendi nessas buscas.... 


Veja a diferença  e o porque da importância dessa tecnica especial e fundamental para as peças em trico ... 

Antes                                                                                            Depois













Essa primeira parte tirei do site das Tricoteiras ... link

Blocar ou blocagem é modelar sua peça depois de pronta. Essencial no tricô rendado, faz toda diferença depois de pronto. O trabalho fica mais uniforme e caprichado.
Existem algumas maneiras de blocar sua peça em tricô:
1. Molhar a peça, lavar a  mao com sabão neutro (sem esfregar!), enxaguar e deixar esticada em cima de uma toalha (ou de placas de EVA). Abrir a peça e colocar alfinetes segurando a posição (você coloca alfinetes em toda a borda ou abrindo os desenhos no caso do lace) .
2. Estender a peça em cima de uma toalha, borifar bem com água e segurar a posição com alfinetes.
3. Estender a peça e “passar” o vapor em cima dela. 
Importante: não colocar o ferro diretamente em cotato, deve-se protegê-la com um paninho fino. Tambem é bom segurar a posição com alfinetes.
Mas todo material bloca?
Os fios naturais (de lã, algodão…) tem melhor blocagem. Trabalhos feitos em lã têm que ser blocados toda vez que forem lavados.

Acrí­lico bloca com vapor. Dá para usar a fumacinha que sai de uma panela quente, por exemplo, mas sem contato direto com a água, ou o ferro a vapor, tomando todos os cuidados para não queimar a peça.


Foi exatamente como mostra o desenho acima que bloquei meu primeiro xale.. em placas de EVA... e não comprei novas não.. usei uma amarelinha da minha filha ...rrsss.... 

¨Esse foi  publicado no blog da  Guta Schneider em 14/03/2011 



 Ela explicou de maneira mais detalhada o que o site das tricoteiras resumiu muito bem... 

* Blocagem com spray * 
Para a blocagem com spray (método bom para peças que necessitam apenas uma blocagem leve), você precisará de um pulverizador com água, alfinetes que não enferrujem e uma superfície sobre sobre a qual possa estender e prender a peça. Se o trabalho for pequeno, você pode dobrar uma ou duas toalhas ao meio e colocá-las uma sobre a outra, assim ficarão grossas o suficiente para segurar os alfinetes. Existem placas de blocagem à venda (acho que são todas importadas) para esta finalidade; elas são interessantes pois vêm com as medidas e linhas horizontais e verticais impressas na superfície. Você pode fazer a sua própria envolvendo placas de espuma em um tecido para criar uma superfície lisa e firme na qual possa fixar os alfinetes. Pode também usar EVA, preferencialmente branco para não provocar manchas na peça.
Para blocar, estenda a peça sobre uma mesa, molhe com o spray de água e apanhe sua fita métrica. Siga as medidas do esquema. Se for um cachecol, tenha certeza de que terá a mesma largura do começo ao fim. Gentilmente puxe a peça de forma que ela fique com as medidas indicadas, inclusive as costuras. Puxe a sanfona com os dedos. Trabalhe uma área de cada vez, molhando e alfinetando, assegurando-se de que está tudo bem certinho. Tenha certeza de que os alfinetes não enferrujarão, pois você só os tirará da peça quando ela estiver seca.

* Blocagem molhada *

Para dar acabamento a um projeto que necessite de uma força extra, faça a blocagem molhada. Lave a peça de acordo com as instruções do rótulo do fio (ou simplesmente a mergulhe inteiramente na água e gentilmente a esprema para drenar o excesso de água. Siga, depois, o procedimento descrito acima.

Blocagem a vapor *

Se o seu projeto exige uma blocagem mais severa, você pode tentar o vapor. Mas seja gentil. Vaporizar significa exatamente isso… não quer dizer passar a ferro! Estenda e prenda sua peça com os alfinetes nas medidas corretas. Se você estiver usando um ferro a vapor, segure o ferro a aproximadamente 25 cm de distância acima da peça até que ela umedeça. Você também pode colocar um tecido molhado sobre a peça e segurar o ferro a vapor acima dele, mas não pressione o ferro sobre o tecido. Se você tem um “steamer”, pode pendurar a peça (ou estendê-la) e vaporizar até que fique úmida e, em seguida, medir e alfinetar. Não a retire do lugar até que seque completamente.
Com a blocagem a vapor é sempre uma boa ideia fazer primeiro um teste em uma amostra. Não use vapor nas sanfonas, nos cordões de tricô, tranças ou em outros pontos com relevo, caso contrário você acabará por achatá-los. O vapor também pode danificar os fios acrílicos já que eles são sensíveis a calor.



Baseado em Hints & Tips on Blocking by Barbara Breiter (Lyon Brand Yarn)



E o melhor.. no croche o resultado tambem é Fantastico ... 

Olhem o que achei no blog


 













Alfinetes e mais alfinetes nas pontinhas, esticando e ajeitando. 
No borrifador tem água quase morninha que vou borrifando e esticando.
O Resultado pra ambas as tecnicas é motivador e lindo viu meninas... garanto ...

4 comentários:

  1. Oi Paulinha

    Vejo que está com tudo.... e arteira....
    Isso é muito bom para nós... que curte arte.

    Bjs, Regina

    www.artes-da-regina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regininha... pois é.. to muito inspirada ultimamente..rrss..

      Abçs carinhosos e obrigado sempre...

      Excluir
  2. Oi Ana Paula, conheci seu blog através da pag no face Trico-coletes, blusas, amei conhecer seu blog, muita informação que não sabia e já estou te seguindo, obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Maria Teresa pela visita, por comentar e seja sempre bem vinda

      Abçs carinhosos

      Excluir

Seu comentário é sempre bem vindo...
Deixe seu blog ou email para que eu possa te visitar e retribuir o carinho ...
Obrigado pela visita e volte sempre
Abçs carinhosos
Ana Paula