Estão sempre comigo

terça-feira, 24 de abril de 2018

A Historia do Quilt e a MINHA HIstoria com o Quilt #4

Nesse novo post vou trazer  mais um pouquinho de lindezas quiltadas, mas dessa vez feitas à mão.

Eu adoro bordar, Ponto Cruz, ponto cheio, e outros pontos que aprendi ainda pequena. Mas nunca fiz quilting à mão. Imagino a beleza que não deve ficar. Vejo que na máquina é tão mais rápido, apesar de ser trabalhoso, que nunca me aventurei em fazer à mão. Mas quem sabe uma hora dessas não me aventuro ne.


Pelo que fui vendo nas minhas buscas sobre esse estilo de quilting, o ideal é ser feito com o auxilio de um bastidor, para se ter melhor apoio, mas muitas artesãs fazem ¨à mão livre¨ mesmo, e isso me faz imaginar o quão lindo deve ficar um trabalho desses.


Encontrei umas imagens no Blog Quilts são Eternos  que fiquei apaixonada e com muitaaa vontade de quiltar a mao kkkk..

Olhem isso gente, que coisa impressionante

Blog Quilts são Eternos

Blog Quilts são Eternos

E essa colcha... ja da um trabalhão quiltar à maquina, imaginem à mão...

Blog Quilts são Eternos


Fiquei Apaixonada !!!

Uma coisa é fato. Pra que o quilting fique bem feito, alguns segredinhos são compartilhados pelas grandes e pequenas artesãs, pra facilitar a vida de artesãs que ainda engatinham como eu.

Sempre, sempre deixe seu topo e seu forro bem passados. Não estique a peça ao passar, simplesmente assente bem o tecido, deixe-o lisinho como camisa que vem da tinturaria.

Deixe o forro e a manta uns 5cm maior que o topo enquanto quilta, assim a gente não corre o risco de reduzir o tamanho depois de quiltado.

Comece a Quiltar do centro pra fora. E quando for quiltar bordas, não comece da ponta da borda. Deixe uns 10cm e ai sim inicie a borda ( não se esqueça de planejar pra que o desenho encaixe perfeitamente quando a volta toda das bordas estiver pronta e o desenho se encaixe certinho.

Algumas artesãs usam fios da mesma cor do tecido a ser quiltado, deixa com um ar mais ¨chique¨ao trabalho, mas nada impede que use o fio e a cor que desejar. Eu particularmente penso no que vou fazer primeiro, pra depois escolher se vou usar a mesma cor ou não. Mas geralmente uso sim a mesma cor de fio e tecido. E tem artesãs que usam fios invisíveis ( atentando para o detalhe de que ele precisa se manter firme em altas temperaturas, ja que a gente passa a peça à ferro ).

Sempre, sempre, sempreeeee prenda o sanduiche antes de começar a quiltar. Ou alinhave, ou use a pistola de alinhavo, ou alfinetes de segurança. Cada quilter escolhe a melhor forma. Eu já alinhavei, mas hoje prefiro alfinetar. E com as dicas que aprendi com a Marcia Baraldi, agora uso a pistola de alinhavo, que é de grande utilidade.

A manta que eu uso, tem um lado resinada (R1), então procuro prender um dos lados do trabalho passando a ferro, mas sei que muitas artesãs não gostam de usar a cola da manta ou a cola spray, então aos poucos e com a experiência, cada quilter escolhe a melhor forma pra si. Confesso que apesar de usar a Cola Spray as vezes, quando o trabalho é muito grande, preciso trocar a agulha algumas vezes, porque a agulha fica toda com cola quando usamos o spray, ai não é legal, porém como eu disse, cada artesã escolhe o que é melhor pra ela e seu trabalho.


Nessas minhas pesquisas pra essa postagem, encontrei no Blog Tecendo Sonhos com Voce encontrei algumas informações bem úteis.. e essas fotos lindas do Quilting a mão. Um capricho só


Quilt é a peça formada pelo sanduiche ( tecido, forro, manta) 
Quinting Tecnica que prende as camadas... ou seja a costura em si, manual ou à maquina
Quiltado é a Costura ( pesponto ou Ponto ) 
Quiltar é um Ato 
Quilt é a Peça 
Quilteiro ou Quilter faz o Quilt 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo...
Deixe seu blog ou email para que eu possa te visitar e retribuir o carinho ...
Obrigado pela visita e volte sempre
Abçs carinhosos
Ana Paula