Estão sempre comigo

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Colcha de Patchwork #1

Há 14 anos, quando comecei a costurar de verdade, na minha primeira maquina de costura, eu jamais poderia imaginar que isso aqui iria acontecer, ou fazer parte da minha vida. O Patchwork. 

Quando meu filho nasceu, eu resolvi fazer meu primeiro curso de corte costura, queria aprender a costurar caseiramente, pra fazer um forro pra uma bolsa de croche ou trico que eu na época ja fazia, mas nunquinha na vida imaginei que o Patch me pegaria no laço e me faria me aventurar por mundos tão desconhecidos. Quanto mais eu faço essa arte linda, mais me apaixono e mais quero aprender e fazer. 

Justamente pelo fato de fazer patch, uma coisa que nos, costureiras, profissionais ou amadoras, mais temos é retalho de tecido. Sempre, em todos os trabalhos, eles sobram aos montes, e o que fazer com eles??? Eu pensei e pensei e pensei e decidi me aventurar. Claro que sem a ajuda da minha profe experiente eu não teria conseguido harmonizar o projeto, então decidi que não ia fazer uma, mas 6 colchas. Cada uma com uma técnica diferente, mesmo que essa técnica, seja ¨sem técnica rrrss. 

Essa primeira ficou muito grande, mas era bem assim que eu queria. O centro dela tem 1.80 x 1.50cm e ainda coloquei mais 20 cm de borda. Quiltar foi outro parto rrss. Mas vou treinando e aos poucos vou aperfeiçoando a tecnica e ficando cada vez mais craque. Com certeza ate a sexta peça eu ja melhorei bastante meu trabalho, ou assim espero. 

Não segui regra para fazer esse centro. Eu tinha alguns blocos feitos ( um Catavento, um Truque de Cartas ) e fiz 30 blocos de Nine Patch sem definição de padrão, em alguns eu ainda segui cores, outros não. Depois pra judiar de mim, a professora Elaine do Atelie Escola Mais Conceito, que é onde faço minhas amadas aulas, me mandou desconstruir alguns blocos, ou seja, cortar depois de montado e costurado. E assim fomos arrumando e a colcha foi saindo. 

Semana passada, presenteei a primeira das minhas lindas sobrinhas com essa colcha. Ela fez 13 anos e eu queria dar um presente feito por mim. Eu acho que ela adorou, pela reação que teve. Assim espero, porque fiz com muito amor, mas que deu trabalho... ah isso deu rrss 

Agora to com mais 2 sendo montadas e ainda faltam 3 rrss. La vou eu para mais aventuras, mais corte de tecidinhos e mais arte ficando pronta. Como eu disse, espero que ate a ultima eu tenha melhorado bastante rrss 








6 comentários:

  1. Oi Ana!
    Tudo bem flor?

    Menina, sou apaixonada por colchas assim, meu sonho é ter uma. Não sei costurar e nem paciência tenho rsrsrsrs.

    Parabéns , ficou linda demaisssssssssssssssssss!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg minha querida Simone. Eu to me apaixonando por elas à cada costuradinha rrss

      Bjs amada

      Excluir
  2. Boa noite, colega Ana Paula!
    Colchas de retalhos são lindas e quando são feitas com muito carinho e histórias, são ainda mais especiais. :)
    Ei, moça!
    Tem postagem novinha lá em "GAM Dolls (2)". Apareça e confira as duas novas restaurações que publiquei.
    Ficarei feliz com tua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Tenha um lindo fim de semana. Abração pra você! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Dona Gam pela visita e por seu carinho de sempre

      bjinho

      Excluir
  3. que lindas estas colchas !!
    trabalho maravilhoso e com muita paciência não é mesmo?
    Parabéns mesmo...
    grande abraço e bom fim de semana...
    :o)
    http://elianeapkroker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Eliane pela visita e por deixar seu comentario no meu blog

      Abçs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem vindo...
Deixe seu blog ou email para que eu possa te visitar e retribuir o carinho ...
Obrigado pela visita e volte sempre
Abçs carinhosos
Ana Paula