Estão sempre comigo

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

A historia do Patchwork e a Minha Historia com o Patchwork #1


Quando eu era uma menina, minha avó materna dizia que mulher que não tinha máquina não era uma mulher que prestasse como ¨Do Lar¨ . E eu, como boa boca grande que sou, dizia, ¨Vó que coisa mais antiga isso, eu sou uma mulher e não tenho nenhuma maquina e Deussss me livre ter alguma¨. Ai paguei minha lingua viu gente, hoje tenho 6,  mas to sempre de olho em mais alguma rrss. Sou total e completamente apaixonada pelas minhas filhinhas de ferro, que me auxiliam na execução de pequenos e grandes projetos, que me fazem perder a noção do tempo quando estou sentada diante delas. 

Então, há pelo menos 10 anos, quando comecei a costurar pra valer, porque antes não me chamava a menor atenção sentar numa maquina de costura viu gente, fui fazer um curso de corte e costura, porque como fazia crochê e trico, queria aprender a fazer um bom acabamento nos forros. Ai me apaixonei pela arte de montar e criar peças. Fui fazer curso de Modelagem Industrial, e a costura nunca mais saiu da minha vida. 

Até que um dia, bati de frente com o Patchwork, e cai de amores de verdade por essa arte. Sim a Costura Criativa me cativa, mas  o Patch me deixa feliz, concentrada, apaixonada mesmo, pelo corte, costura, recorte, recostura de todos os tecidos. Parece coisa de maluco ne, mas o ato de cortar um tecido ja costurado, criando outra coisa, outro desenho, me deixa sempre, sempre com um sorriso no rosto, porque adoro essa junção de pedacinhos, esse encaixe de quadrados, triângulos e outras formas geométricas que formam desenhos lindos. E técnicas, ah essas técnicas, esses nomes Cabana de Toras, Nine Patch, Foundation, me deixam mais feliz do que criança em noite de Natal quando recebe seu tão esperado presente. 



Dada essa minha Paixão, fiquei pensando como eu poderia montar posts pro Blog que contassem minha historia e o que to aprendendo ao longo desses anos com essa arte linda. Por isso, começa aqui uma série de postagens que falam sobre o Patch. Humildemente vou compartilhando com voces meu amor por essa arte, meu aprendizado, as artesãs que me inspiram, e tudo o que eu me lembre e goste relacionado ao Patch e ao Quilting é claro, que com certeza vou falar mais pra frente. 

Vou inaugurar os Posts falando um pouco cobre a Arte do Patchwork. O que é, onde surgiu, porque surgiu... Algumas informações que fui buscar para meu próprio conhecimento que resolvi compartilhar com voces. 

A Palavra PATCHWORK é de origem inglesa e Patch = Retalhos e Work = Trabalho.. e alguns realmente dão muitoooo trabalho viu gente, mas o resultado final compensa demais. 

Tem-se noticia de que essa técnica é utilizada desde que o homem aprendeu a tecer, la por meados de 3.400AC ( pensem há quanto tempo né gente). E nessa união de pedacinho aqui e pedacinho ali, cobriam-se reis, rainhas, faraós, civilizações inteiras. 

Pelas minhas pesquisas, diz-se que foi na Europa que a historia atual do Patchwork começa. Durante as guerras usavam as mantas para proteger os soldados do frio e dos machucados que adquiriam pelo peso das armaduras, e como as mulheres passavam muito tempo dentro de casa, ocupavam o tempo que tinham, tecendo peças para seus maridos, filhos, e assim ocupavam seu tempo. Nessa união de retalhos, troca de linhas, elas criavam laços com outras esposas e mães que muitas vezes, duravam a vida toda. 

Lembrando que tudo isso era feito manualmente ( fico pensando na lindeza que elas não criavam e teciam pelo tempo que elas tinham  ). Ai com a invenção da máquina de costura ( nossa salvadora da pátria) em meados do século XIX tudo ficou bem menos dificil ne, oboviooooo 

A Grande Depressão na economia americana fez com que o desperdicio não existisse, ou fosse arduamente combatida, então o economizar de tecidos era muito comum entre as artesãs 
Depois  houve uma grande desvalorização da arte, ja que as mulheres se ¨rebelaram¨ com a nossa condição de do lar, e foram às ruas lutar por direitos que desejavamos e arduamente vamos conquistando. 

Atualmente as industrias têxteis desenvolvem tecidos especiais para patchwork todos os anos. Revistas, videos, ferramentas e materiais corretos facilitam muito o trabalho de novas e experientes artesãs. A combinação correta de cores faz com que cada bloco, cada trabalho tenha uma finalização cada vez mais perto da perfeição nesses projetos. 

Euzinha aqui, ao longo dos anos fui aprendendo, aperfeiçoando, melhorando cada vez mais minha técnica, meus encaixes de costura, minhas combinações de tecidos, mas tenho muitoooo o que aprender ainda. E quero muito aprender cada vez mais, porque é um aprendizado sem fim .. e eu adoro estar e ficar o tempo todo pesquisando novas técnicas e blocos e tudo o que se relaciona à esse mundo maravilhoso do Patchwork.

Muita gente se engana achando que pra fazer Patch é preciso de uma máquina especial, cheia de pontos, toda no fricote e nas alturas dos preços pra compra, nãoooooooo, quaquer máquina de costura é capaz de costurar absolutamente tudo. Eu tenho uma Singer igual à essa aqui,e alem de montar todos os blocos para a confecção de 12 colchas de Patchwork no ano de 2016, ainda Quiltei todas elas, pedacinho por pedacinho. ( mas o quilting é pra outro post ;) )  



FONTE PESQUISA

Site : www..pesponto.com

Site : https://pt.wikipedia.org/wiki/Patchwork

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo...
Deixe seu blog ou email para que eu possa te visitar e retribuir o carinho ...
Obrigado pela visita e volte sempre
Abçs carinhosos
Ana Paula