Estão sempre comigo

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

A Historia do Patchwork e a Minha Historia com o Patchwork #2

Muita gente confunde, ou acha que é a mesa coisa a famosa Colcha de Retalho com o Patchwork. é e não é ta gente. Conceitualmente é, ja que a palavra significa pedaços/ trabalho. 

É claro que quando unimos os retalhos, geralmente, ficamos atentas às combinações, padrões de estampa, ou não né gente, cortamos la quadrados coloridos de tamanhos iguais ou diferentes, unimos à mão ou à maquina e montamos a colcha, ou pegamos qualquer pedacinho de tecido e criamos a Técnica Crazy, e pronto, da pra se montar o que quiser ( eu mesma fiz uma colcha usando a técnica Crazy e aproveitei absolutamente todos os pedaços de tecido que eu tinha.  

Imagem da net ( sonho fazer uma dessa )
Se você é a artesã me avise que com toda certeza darei o devido crédito 

Antigamente, sem o dominio da técnica, qualquer pedaço poderia ser unido, com qualquer formato, e não só para fazer colchas, para peças de vestuario, decoração e etc. Hoje em dia, as colchas de retalhos são bem diferentes do que eram naquela época. Então mesmo com a ideia de parecer ¨de retalho¨, a gente ve o cuidado na execução, o cuidado nas costuras, no acabamento, entre outros pontos. 

Agora o que podemos fazer é sim, montar um lindo bloco usando retalhos, Foundation, Log Cabin, Nine Patch são alguns dos blocos que podemos usar com bastante frequência os retalhos. O planejamento é algo primordial para a execução de qualquer bloco de patc e de acordo com a querida Professora Ana Cosentino, qualquer desenho pode virar um bloco de Patch, e é simples... fotografe um desenho, jogue-o numa malha quadriculada e pronto, pense, calcule, estude e execute mais um lindo bloco. 
Imagem net ( não encontrei o nome da artesã) 

Claro que existem as mestras americanas, que ha anos fazem isso e nos ensinam, nos mostram como fazer, assim como as mestras brasileiras, e, por isso que falo que quanto mais estudo sobre isso mais quero estudar, mais tenho que aprender e mais quero aprender. 

Quem faz ou ja viu alguém fazer sabe que para se ter um bom e perfeito bloco, não importa que de retalho ou de tecido novinho, é preciso precisão no corte, tecido bem passado, perfeita e igual margem de costura em todos os passos, para que no final, fique quase perfeito ( eu não acredito na perfeição única, mas acredito que toda artesã sempre fará o seu melhor ) 


Esses dois exemplos são muito típicos e claros, são retalhos, mas ate mesmo para retalhos existe um padrão. O primeiro modelo é bem Crazy e o segundo segue um padrão, fica harmonioso e muito bonito, então deixa de ser uma simples colcha de retalho, para se tornar uma bela colcha de retalhos. 

Eu me apaixono, por cada foto que vejo, cada peça, cada técnica que as artesãs usam, me apaixono pela arte, independente da peça. 

Foto da Artesã Rosele Colchas 

Foto do Site Vila do Artesanato 



Fonte de pesquisa
Site : www.tear de retalhos.com.br 
Imagens : Google, Elo 7, Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo...
Deixe seu blog ou email para que eu possa te visitar e retribuir o carinho ...
Obrigado pela visita e volte sempre
Abçs carinhosos
Ana Paula